Celular na sala de aula? Pode!
O celular é o aparelho mais usado pelos jovens, adolescentes e por boa parte das crianças. É o companheiro para todas as horas: despertador, agenda, acesso rápido à internet, álbum de fotografias, armazenador de músicas e vídeos. Nele eles encontram, informação, diversão e aprendem, mas como ferramenta pedagógica ainda é pouco explorado.
Em geral, as escolas proíbem o uso do celular, ratificando a lei já existente e servindo-se dela para fazer valer a norma de não utilizar celular no ambiente escolar.

O que se vê dessas práticas são resultados positivos, pois além de educar o aluno para o uso correto do celular, motiva-se o mesmo na busca de conhecimento e novas formas de usar o tão precioso e querido objeto. O celular passa a ter uma utilidade a mais como ferramenta pedagógica não só para pesquisa e acesso à internet, mas como meio de autoria, criação, exercício da criatividade e do conhecimento, construção da autonomia; usando o celular o aluno pode criar textos, vídeos, fazer imagens, enfim, produzir.
Outro fator que facilita o uso dessa tecnologia em sala de aula é o acesso, pois é uma tecnologia presente na maioria dos lares, mesmo dos mais desfavorecidos economicamente.
Cabe a cada diretor, coordenador pedagógico e professor orientar seus alunos, fazer combinações que favoreçam o melhor uso possível do celular como forma de comunicação.
Proibir é estar na contramão da evolução tecnológica. É necessário o meio-termo, a percepção dos benefícios que podem ser alcançados tanto pelos alunos, na aprendizagem, quanto pelos professores na dinamização de suas aulas.